Pesquisar
Close this search box.

Norma Regulamentadora 15, Anexo 8 – Vibração Ocupacional

Vibração

A vibração ocupacional é comumente encontrada nas mais diversas atividades, tanto na indústria, quanto no transporte e movimentação de cargas. Neste guia completo, exploraremos os diferentes aspectos das vibrações, os métodos de medição, as principais fontes de exposição em diversos setores e a implementação de medidas de controle eficazes.

Entendendo os diferentes tipos

O anexo avalia a exposição ocupacional a dois tipos de vibrações (VCI e VMB):

VCI – Vibração de corpo inteiro

A vibração de corpo inteiro, como o nome já diz, é a que expõe o trabalhador a vibrações por todo o corpo.

De acordo com o anexo, a avaliação da vibração de corpo inteiro analisa dois componentes:

-VDVR, com limite de tolerância de 21,0 m/s1,75.

-AREN, com limite de tolerância de 1,1 m/s2.

As vibrações de corpo inteiro são bastante comuns em atividades de motoristas e operadores de máquinas automotores.

VMB – Vibrações de mãos e braços

A vibração de mãos e braços expõe o trabalhador a vibrações nos membros superiores.

De acordo com o anexo, a avaliação das vibrações de mãos e braços avalia:

-AREN com limite de tolerância de 5,0 m/s2.

As vibrações de mãos e braços são comuns em atividades de operação de máquinas que geram vibração, tais como motosserras, lixadeiras, entre outras.

Explorando os métodos de medição e sua importância

Para avaliar a exposição à vibração ocupacional, é necessário utilizar métodos de medição precisos e confiáveis. Existem diferentes técnicas e equipamentos disponíveis para medir a vibração, como acelerômetros. Esses dispositivos registram os níveis de vibração e ajudam a determinar se os limites de tolerância estão dentro do permitido.

A importância da medição adequada da vibração está na identificação dos riscos à saúde dos trabalhadores. Com base nos dados coletados, é possível avaliar os riscos e implementar medidas de controle adequadas para minimizar a exposição à vibração.

As Normas de Higiene Ocupacional (NHO) indicam a metodologia de aferição do agente. São elas: NHO09, para avaliação de vibração de corpo inteiro e NHO10, para avaliação de vibração de mãos e braços.

Identificando as principais fontes de exposição em diversos setores

A exposição à vibração pode ocorrer em diversos setores e atividades profissionais.

No setor da construção civil, por exemplo, as principais fontes de exposição à vibração são as máquinas e equipamentos utilizados nas obras, como compactadores de solo, martelos pneumáticos e serras circulares. Já no setor industrial, as máquinas e equipamentos de grande porte, como prensas e serras industriais, podem gerar níveis elevados de vibração.

Além disso, é importante considerar as diferentes atividades desempenhadas em cada setor. Por exemplo, os motoristas de caminhão estão expostos à vibração devido às condições das estradas, enquanto os operadores de máquinas agrícolas estão sujeitos à vibração gerada pelos equipamentos.

Implementação de medidas de controle eficazes para minimizar os riscos à saúde

Para minimizar os riscos à saúde dos trabalhadores relacionados à exposição, é fundamental implementar medidas de controle eficazes. O controle da vibração necessita de controle na fonte, ou seja, antes de atingir o trabalhador. Existem várias medidas para controlar a vibração, como:

  • Utilização de máquinas e equipamentos com baixos níveis de vibrações;
  • Manutenção adequada dos equipamentos para reduzir as vibrações;
  • Uso de dispositivos antivibração, como coxins e amortecedores;

Além disso, é importante realizar avaliações periódicas da exposição às vibrações, a fim de verificar a eficácia das medidas de controle adotadas.

Problemas de saúde causados pela exposição ocupacional a Vibração

Ao ficar exposto às vibrações por um curto período, o trabalhador pode apresentar dores musculares, dores abdominais, náuseas e até mesmo aumento dos batimentos cardíacos por conta do estresse geral. Dependendo da intensidade da exposição, o sistema nervoso sofre consequências severas, podem ocorrer problemas no coração, problemas na coluna e até impotência do aparelho reprodutor.

Insalubridade na exposição a Vibração Ocupacional

Para confecção do LIP, o Anexo 8 da NR 15 enquadra as atividades como insalubres em grau médio-20%. Em atividades que há exposição a níveis acima dos limites de tolerância.

Fonte (NR 15): https://www.gov.br

Picture of César Vergani

César Vergani

Engenheiro Mecânico, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ergonomista, Perito Judicial em causas trabalhistas, previdenciárias e mecânicas. Mais de 1500 nomeações judiciais e mais de 5000 diligências periciais. Consultor em segurança do trabalho. Pai da Theodora.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.