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O PPP Eletrônico: Emita seu documento com facilidade e agilidade

PPP Eletrônico

O PPP Eletrônico, ou Perfil Profissiográfico Previdenciário Eletrônico, é um documento fundamental para empresas que possuem empregados regidos pela CLT. Ele traz informações sobre as condições de trabalho e exposição a agentes nocivos à saúde do colaborador. A partir de 01/01/2023, a emissão do PPP passou a ser obrigatória de forma eletrônica. Neste artigo, vamos mostrar como emitir o PPP eletrônico seguindo as normas vigentes.

O que é o PPP Eletrônico?

O PPP Eletrônico é um documento exigido pela Previdência Social, regulamentado pela Lei nº 8.213/91 e suas atualizações. Ele descreve as atividades exercidas pelo trabalhador ao longo de sua vida laboral, especialmente em casos de requerimento de aposentadoria especial. A concessão da aposentadoria especial aos trabalhadores depende da exposição a gentes nocivos à saúde durante sua atividade profissional.

Além disso, utiliza-se o PPP pelas empresas para cumprir suas obrigações legais, sendo um insumo para a prestação de informações ao INSS e ao Ministério do Trabalho.

Como emitir o PPP Eletrônico?

A emissão do PPP Eletrônico é realizada totalmente pela internet, sem a necessidade de ir até o INSS. Para emitir o documento, é preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS, que disponibiliza o PPP Eletrônico. O processo é simples, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
  2. Faça o cadastro e o login com CPF e senha.
  3. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “PPP”.
  4. Selecione a opção “Baixar PDF”.
  5. Pronto! Seu PPP Eletrônico estará disponível para download.

É importante ter em mãos o número do CPF e, caso seja procurador ou representante legal, é necessário apresentar a procuração ou termo de representação legal, juntamente com documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.

Informações necessárias para o envio

A parte se segurança e saúde das empresas necessitam das seguintes informações para fazer o envio para o esocial:

Dados do empregado: Nome completo e CPF.

Dados da empresa: Razão social, CNPJ.

Descrição das atividades: cargo ou função, tarefas realizadas, período de exposição aos agentes nocivos (data de início e término), jornada de trabalho.

Agentes nocivos: exposição do colaborador ao ruído, calor, agentes químicos, entre outros, com a indicação do código do agente nocivo, a concentração ou a intensidade, e a forma de contato.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).: EPI’s, respectivos CA’s e se estes são capazes de elidir/atenuar os agentes nocivos.

Monitoração: exames médicos ocupacionais e complementares.

Como manter os dados atualizados?

Para manter os dados do PPP Eletrônico atualizados, é necessário informar adequadamente os eventos de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) do eSocial. É fundamental que as empresas enviem os eventos de SST ao eSocial, pois a falta de envio compromete as informações do PPP Eletrônico.

Quem tem acesso?

O PPP Eletrônico é disponibilizado a todos os trabalhadores, mesmo aqueles que não possuem exposição a riscos. Ele é um histórico laboral de todas as atividades desempenhadas nas empresas em que o trabalhador atuou e contribuiu. O documento fica disponível online, pode-se acessá-lo a qualquer momento.

Cabe ressaltar que no evento S-2240 do eSocial existe uma opção para informar a ausência de agente nocivo ou de atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048/1999. Utiliza-se esta função quando o funcionário não está necessariamente exposto a riscos, mas ainda assim realiza as atividades laborais. Essa informação é incluída no PPP Eletrônico.

Fonte: https://www.gov.br

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César Vergani

Engenheiro Mecânico, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ergonomista, Perito Judicial em causas trabalhistas, previdenciárias e mecânicas. Mais de 1500 nomeações judiciais e mais de 5000 diligências periciais. Consultor em segurança do trabalho. Pai da Theodora.

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