Após entender como fazer um inventário de riscos, plano de ação e a AEP, chegou o momento de elaborar um PGR passo a passo.
Neste artigo, iremos montar um PGR do início ao fim, com textos padrões citando a legislação, passando pelo inventário e finalizando com o plano de ação.
A metodologia utilizada tem sido aceita nas empresas que dou consultoria, bem como em fiscalizações e auditorias. Não significa que é a melhor, mas é bastante intuitiva e de fácil aplicação.
O texto padrão
Para consultoria em segurança procuro ter salvo um texto padrão com os seguintes itens detalhados:
-Objetivos e apresentação do PGR,
-Etapas da estrutura do PGR,
-Explicação dos tipos de agentes avaliados,
-Como fazer a gradação da probabilidade e severidade,
-Equipamentos de proteção,
-Responsabilidades do SESMT, CIPA, departamento pessoal, empregados e empregadores,
-Prática da prevenção de acidentes,
-Renovação.
Ao final do post deixarei o texto padrão para download.
A descrição das atividades
A descrição das atividades das funções é um dos itens mais importante do PGR. Com uma descrição robusta, é possível levantar a maior parte dos riscos da atividade. Sempre questione a empresa para que forneça uma descrição bem detalhada das funções avaliadas.
O Inventário de Riscos
Após a descrição das atividades, devemos iniciar a transcrição dos riscos. Devemos observar os itens mínimos informados na NR 1:
-Identificação do Perigo/Fator de Risco: Neste item colocamos qual o risco propriamente dito, como informado no post anterior, utilizo a antiga tabela 23 do esocial, versão 2.5.
-Descrição do perigo: O que causa a exposição ao risco. Por exemplo: para o risco de “Ruído contínuo ou intermitente” de um setor de solda. A descrição do perigo é: “Realizar atividades a fontes ruidosas”.
-Possíveis lesões ou agravos a saúde: o que a exposição ao risco provoca no organismo. Para o exemplo anterior: “Perda de audição, zumbido, ansiedade, insônia, depressão.”
-Fontes ou circunstâncias: Qual o equipamento, máquina ou atividade está causando o risco. No caso: “Máquinas de solda MIG”.
-Prevenção e controle: Neste item é necessário indicar qual o EPI e/ou EPC necessário para elidir ou atenuar os níveis detectados. Exemplo: “EPC: enclausuramento – EPI: Protetor auricular de concha”.
-Critério do risco: Se o risco é avaliado de forma quantitativa ou qualitativa.
-Perfil de exposição: Qual é o método da exposição ao agente. No caso do ruído é via aérea, no caso de um solvente, geralmente, seria via aérea e dermal, e assim por diante.
-Avaliação do risco: através do cruzamento da gradação da probabilidade com a gradação da severidade, temos o resultado da avaliação do risco. Esse item é pessoal, particularmente, utilizo a matriz 4×4. Conforme modelo juntado.
-Ações necessárias: Quais as ações tomar a fim de elidir ou atenuar o risco detectado. Exemplo: “Verificar a possibilidade de substituir os equipamentos por máquinas menos ruidosas; Treinamento de NR 06, para uso, manutenção e higienização dos Equipamento de Proteção Individual”.
-Observação: Colocar qualquer observação que julgar importante para o risco. Exemplo: Um risco quantitativo avaliado de forma qualitativa. Colocar: “Deve-se, obrigatoriamente, realizar a avaliação quantitativa do agente para atualização do risco”.
Ao preencher estas informações, o primeiro risco da atividade está caracterizado e pronto, agora só partir para o próximo.
O plano de ação
Primeiramente, devemos colocar uma explicação de como o plano de ação é planejado, executado, checado e implementado, o famoso ciclo PDCA.
Importante, também, colocar uma explicação de como o plano de ação é priorizado, geralmente fazendo um link com o nível de risco detectado no inventário de riscos.
Agora, através de modelos, tais como 5W2H (explicado previamente) ou outro modelo, devemos montar nosso plano de ação, eu utilizo o método do software SOC, mais simples e objetivo:
-Nome da ação: Qual ação proposta. Exemplo: “Avaliação quantitativa de ruído.”
-Descrição: Como realizar a ação proposta. “Realizar avaliação do agente físico ruído, de acordo com a NR 15 e NHO 01.”
-Situação: Se está em andamento, concluída ou se está pendente.
-Prioridade: De acordo com a priorização feita anteriormente.
-Data limite ou período da realização da ação. Exemplo: “Dezembro de 2023”.
-Responsável: Nome de funcionário específico, setor ou atividade que realizará a ação.
-Contexto: Se realizado por um setor, atividade ou por toda a empresa.
-Perigos/fatores de risco: Por exemplo: “Ruído contínuo ou intermitente”.
-Categoria: Se é uma inspeção, manutenção, treinamento, implementação, etc.
Encerramento
Após cumprir os itens citados anteriormente, seu PGR estará pronto, faltando apenas um encerramento e as responsabilidades pelo programa.
Fonte: https://www.gov.br/