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Como elaborar um PGR passo a passo

Fazendo um PGR passo a passo

Após entender como fazer um inventário de riscos, plano de ação e a AEP, chegou o momento de elaborar um PGR passo a passo.

Neste artigo, iremos montar um PGR do início ao fim, com textos padrões citando a legislação, passando pelo inventário e finalizando com o plano de ação.

A metodologia utilizada tem sido aceita nas empresas que dou consultoria, bem como em fiscalizações e auditorias. Não significa que é a melhor, mas é bastante intuitiva e de fácil aplicação.

O texto padrão

Para consultoria em segurança procuro ter salvo um texto padrão com os seguintes itens detalhados:

-Objetivos e apresentação do PGR,

-Etapas da estrutura do PGR,

-Explicação dos tipos de agentes avaliados,

-Como fazer a gradação da probabilidade e severidade,

-Equipamentos de proteção,

-Responsabilidades do SESMT, CIPA, departamento pessoal, empregados e empregadores,

-Prática da prevenção de acidentes,

-Renovação.

Ao final do post deixarei o texto padrão para download.

A descrição das atividades

A descrição das atividades das funções é um dos itens mais importante do PGR. Com uma descrição robusta, é possível levantar a maior parte dos riscos da atividade. Sempre questione a empresa para que forneça uma descrição bem detalhada das funções avaliadas.

O Inventário de Riscos

Após a descrição das atividades, devemos iniciar a transcrição dos riscos. Devemos observar os itens mínimos informados na NR 1:

-Identificação do Perigo/Fator de Risco: Neste item colocamos qual o risco propriamente dito, como informado no post anterior, utilizo a antiga tabela 23 do esocial, versão 2.5.

-Descrição do perigo: O que causa a exposição ao risco. Por exemplo: para o risco de “Ruído contínuo ou intermitente” de um setor de solda. A descrição do perigo é: “Realizar atividades a fontes ruidosas”.

-Possíveis lesões ou agravos a saúde: o que a exposição ao risco provoca no organismo. Para o exemplo anterior: “Perda de audição, zumbido, ansiedade, insônia, depressão.”

-Fontes ou circunstâncias: Qual o equipamento, máquina ou atividade está causando o risco. No caso: “Máquinas de solda MIG”.

-Prevenção e controle: Neste item é necessário indicar qual o EPI e/ou EPC necessário para elidir ou atenuar os níveis detectados. Exemplo: “EPC: enclausuramento – EPI: Protetor auricular de concha”.

-Critério do risco: Se o risco é avaliado de forma quantitativa ou qualitativa.

-Perfil de exposição: Qual é o método da exposição ao agente. No caso do ruído é via aérea, no caso de um solvente, geralmente, seria via aérea e dermal, e assim por diante.

-Avaliação do risco: através do cruzamento da gradação da probabilidade com a gradação da severidade, temos o resultado da avaliação do risco. Esse item é pessoal, particularmente, utilizo a matriz 4×4. Conforme modelo juntado.

-Ações necessárias: Quais as ações tomar a fim de elidir ou atenuar o risco detectado. Exemplo: “Verificar a possibilidade de substituir os equipamentos por máquinas menos ruidosas; Treinamento de NR 06, para uso, manutenção e higienização dos Equipamento de Proteção Individual”.

-Observação: Colocar qualquer observação que julgar importante para o risco. Exemplo: Um risco quantitativo avaliado de forma qualitativa. Colocar: “Deve-se, obrigatoriamente, realizar a avaliação quantitativa do agente para atualização do risco”.

Ao preencher estas informações, o primeiro risco da atividade está caracterizado e pronto, agora só partir para o próximo.

O plano de ação

Primeiramente, devemos colocar uma explicação de como o plano de ação é planejado, executado, checado e implementado, o famoso ciclo PDCA.

Importante, também, colocar uma explicação de como o plano de ação é priorizado, geralmente fazendo um link com o nível de risco detectado no inventário de riscos.

Agora, através de modelos, tais como 5W2H (explicado previamente) ou outro modelo, devemos montar nosso plano de ação, eu utilizo o método do software SOC, mais simples e objetivo:

-Nome da ação: Qual ação proposta. Exemplo: “Avaliação quantitativa de ruído.”

-Descrição: Como realizar a ação proposta. “Realizar avaliação do agente físico ruído, de acordo com a NR 15 e NHO 01.”

-Situação: Se está em andamento, concluída ou se está pendente.

-Prioridade: De acordo com a priorização feita anteriormente.

-Data limite ou período da realização da ação. Exemplo: “Dezembro de 2023”.

-Responsável: Nome de funcionário específico, setor ou atividade que realizará a ação.

-Contexto: Se realizado por um setor, atividade ou por toda a empresa.

-Perigos/fatores de risco: Por exemplo: “Ruído contínuo ou intermitente”.

-Categoria: Se é uma inspeção, manutenção, treinamento, implementação, etc.

Encerramento

Após cumprir os itens citados anteriormente, seu PGR estará pronto, faltando apenas um encerramento e as responsabilidades pelo programa.

Fonte: https://www.gov.br/

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César Vergani

Engenheiro Mecânico, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ergonomista, Perito Judicial em causas trabalhistas, previdenciárias e mecânicas. Mais de 1500 nomeações judiciais e mais de 5000 diligências periciais. Consultor em segurança do trabalho. Pai da Theodora.

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