Pesquisar
Close this search box.

Como se portar durante uma perícia judicial

Como se portar durante uma perícia judicial

Em quase 5000 diligências periciais realizadas até hoje, seja como perito oficial, seja como assistente técnico, vejo que, comumente, as partes não sabem como se portar durante uma perícia judicial.

Neste post, tentarei expressar a melhor maneira de como se portar durante o rito pericial.

Uma diligência pericial é formada, principalmente, por representante das partes. Faculta-se as partes para que indiquem assistentes técnicos, bem como que haja a presença de seus procuradores.

Perito oficial

O perito oficial é indicado pelo juízo a fim de esclarecer, de forma técnica, questões que estão pendentes, portanto, este deve ditar o ritmo da diligência.

Nas diligências em que sou perito, procuro informar às partes algumas regras antes do início da perícia.

Importante delimitar a ordem da exposição dos fatos. Exemplo: quem inicia falando? como os demais devem permanecer enquanto uma das partes fala? quando os assistentes técnicos podem inquirir as partes? Etc.

Lembre-se, o juízo te incumbiu para que dê um parecer técnico, você deve redigir e concluir o laudo, portanto, é de extrema importância que as informações que julgares pertinente sejam abordados da melhor maneira possível. Quando não há uma ordem bem definida de quem fala, se torna difícil realizar anotações, bem como realizar questionamentos.

Dica importante: Estude a ação previamente. Tenha autoridade sobre o assunto. É imperativo que o auxiliar do juízo domine a matéria e como responder os quesitos solicitados pelo juízo e/ou pelas partes. Para tal, é necessária uma avaliação profunda dos autos previamente ao rito pericial.

Parte(s) Requerente(s) e Requerida(s)

As partes participam da diligência prestando as informações relativas ao deslinde do fato. Para um melhor andamento do rito, algumas sugestões:

-Fale quando solicitado: Conversar ou tentar expor situações enquanto algum dos demais presentes está com a palavra prejudica o andamento. Muitas vezes o que se quer expor é importante, portanto aguarde sua vez.

-Responda aos questionamentos: Sempre responda o que é solicitado pelo perito e pelos assistentes. Caso não tenha conhecimento, informe que desconhece.

-Mantenha a calma. O rito pericial pode ser um momento tenso para as partes. Respire fundo, não se apresse e exponha tudo que for solicitado.

-Não tente inventar situações que fogem a realidade. Lembre-se que o auxiliar do juízo possui conhecimento técnico sobre o assunto.

Assistentes técnicos

O assistente técnico é parte bastante importante na diligência pericial. Este possui conhecimento técnico que pode auxiliar o perito em diversas questões. Para que a diligência se torne produtiva, siga algumas dicas:

-Fale quando solicitado: Caso seja designado como assistente técnico, não tente dar versões. As versões devem ser expostas pelas partes. O papel do assistente é auxiliar com informações ou questionamentos que julgares pertinentes para a parte que representa.

-Envie documentação técnica: Quando solicitada pelo perito, tais como fichas de EPI, documentos de segurança, manuais, procedimentos, etc.

Procuradores

Por se tratar de perícia técnica, onde o perito técnico possui formação específica, o procurador deve se pronunciar apenas se solicitado pelo perito. Importante seguir algumas dicas:

-Envio de documentação: Em casos em que as partes não possuam assistentes técnicos, o perito pode solicitar alguma documentação importante para o deslinde,

-Auxilie do bom andamento da diligência: O procurador possui conhecimento em ritos periciais, bem como é quem tem um contato mais próximo com a parte. Informe, previamente, ao cliente para que mantenha a calma, exponha as informações necessárias e responda o solicitado pelo perito e assistentes técnicos.

Para todos os presentes

-Se porte de maneira amigável: Não faça comentários ou tente deixar a outra parte constrangida. Evite expressões faciais de espanto, risadas ou outra que possa intimidar ou deixar a outra parte desconfortável.

Sucesso de todos ao término da diligência

Durante esses muitos anos como perito, verifico que seguindo alguns passos básicos consigo chegar ao final da diligencia a contento.

Não creio que seja uma receita infalível e talvez não seja a melhor maneira, porém, tenho alcançado êxito no decorrer das perícias.

Eventualmente, algumas discussões mais acaloradas podem ocorrer durante o andamento da perícia. Mantenha a calma e faça a sua parte.

Picture of César Vergani

César Vergani

Engenheiro Mecânico, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ergonomista, Perito Judicial em causas trabalhistas, previdenciárias e mecânicas. Mais de 1500 nomeações judiciais e mais de 5000 diligências periciais. Consultor em segurança do trabalho. Pai da Theodora.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.